Troca de produtos em lojas físicas e virtuais: Tudo o que você precisa saber
- Thairine Pama
- 25 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a troca de produtos comprados em lojas físicas ou virtuais. Vamos explicar os procedimentos e direitos do consumidor em cada situação, para que você saiba exatamente o que fazer quando precisar trocar um produto.
Pelo o que observamos existem dois motivos claros para a troca de um produto comprado:
porque apresentou algum defeito, veio com algum dano;
porque não gostou, não serviu ou se arrependeu.
É importante fazermos essa distinção do motivo para entendermos como funciona a troca de produto.
1. TROCA DE PRODUTOS COM DEFEITO
Prazo para troca
Bens Não Duráveis: Produtos de uso imediato, como perfumes, sabonetes e alimentos. O prazo para troca é de 30 dias.
Bens Duráveis: Produtos com longo período de utilização, como celulares, móveis e automóveis. O prazo para troca é de 90 dias.
Defeitos ocultos
Se o defeito do produto aparecer após algum tempo de uso, os prazos de 30 e 90 dias começam a contar a partir da descoberta do defeito.
Esses prazos são para produtos comprados na loja física ou virtual.
2. TROCA POR ARREPENDIMENTO
Compras em Loja Física
A troca de produtos em lojas físicas não é obrigatória por lei, mas muitas lojas aceitam trocar se o produto estiver em perfeito estado e com a nota fiscal. Recomendação: Pergunte ao atendente sobre a política de troca antes de finalizar a compra.
Compras Online
Prazo de Arrependimento: Para produtos comprados em site, por telefone ou WhatsApp, haverá o prazo de 7 dias a partir da data de entrega, para devolver o produto e solicitar a devolução do valor pago. O arrependimento pode ocorrer por qualquer motivo, seja porque o produto está errado, não gostou ou simplesmente mudança de ideia.
PROCEDIMENTOS PARA DEVOLUÇÃO
Compras Online: Siga as instruções do site onde você comprou o produto para efetuar a devolução e a restituição do valor pago.
Produtos Defeituosos: Se a loja se recusar a trocar um produto defeituoso ou não aceitar a devolução dentro do prazo de arrependimento, você pode abrir uma reclamação no Procon da sua cidade ou online pelo site consumidor.gov.br.
Reclame Aqui: Outra plataforma eficaz para resolver esses problemas é o site Reclame Aqui.
Comments